sábado, 25 de fevereiro de 2012

Legalização da Maconha: Parte 1

Há algum tempo em que se discute, não só no Brasil como também no resto do mundo, a legalização ou a descriminalização do cultivo e uso da Maconha (Cannabis Sativa). A maconha foi criminalizada em quase todo o mundo no começo do século 20 (Reflexo da Convenção Internacional do Ópio em Haia que completou 100 anos em 23 de janeiro deste ano).


domingo, 19 de fevereiro de 2012

Lança Perfume: Drogas entre a Folia

Durante o Carnaval, três assuntos geram grande discussão, tatno na mídia quando na "boca" do povo: Desfiles das Escolas de Samba, Sexo (e DST's) e Drogas. Além das camapanhas do governo federal para disseminar o uso de preservativo nesse período, algumas prefeituras investem também programas para reduzir ou "zerar" o uso de substâncias químicas nas cidades durante os quatro dias de folia.
Como já é de conhecimento de grande parte da população, o Carnaval tem uma ligação estreita com o tema Drogas. Antigamente era completamente normal, nas festas em clubes ou nos blocos de carnaval, os foliões usarem o famoso Lança-Perfume, um desodorizante em forma spray. O Lança-perfume é feito a base de Cloreto de Etila (Usado na produção de aditivos para gasolina) e é acondicionado sob pressão em ampolas de vidro. Ao ser liberado, a combinação de gás e perfume sob pressão faz com que seja formado um jato fino de efeito congelante. Esta substância, se inalada, pode fazer com que o coração bata até 180 vezes por minuto (o normal para um aduto é entre 60bcpm e 100bcpm). Apesar do cheiro agradável, o Lança-perfume pode destruir as células cerebrais, levando o usuário à alucinações, desmaios, sequelas irreversíveis e, em casos extremos (mas não muito raros), à morte por Parada Cardio-Respiratória.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Informação Reduz Danos: Campanhas da MTV

Sempre à frente de campanhas publicitárias de grande impacto na sociedade, a MTV - Music Television - lançou comerciais, de 30 sgeundos aproximadamente, onde o tema drogas e álcool é colocado em discussão.
Em outros anos, a MTV também liderou movimentos anti-drogas onde comerciais, documentários, entrevistas e mesas de discussão eram geradas a fim de debater junto aos artistas e aos jovens esse tema tão complexo.

 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Morre aos 48 anos a cantora Whitney Houston.

Icone dos anos 90, Whitney Houston faleceu na noite de sábado (11/02/2012) aos 48 anos de idade, segundo informações o site Ultimo Segundo do portal IG. A Polícia de Los Angeles não definiu as causas da morte e ainda não se sabe se está ou não ligada ao uso de drogas. Em Maio do ano passado a cantora internou-se voluntariamente em um centro de reabilitação para tratar seu vício em álcool e drogas.



Durante esse processo, Whitney (que foi considerada uma das artistas mais poderosas e ricas da década de 1990 segundo a revista 'Forbes') chegou à beira da falência tendo de pedir empréstimos aos amigos e recebendo "doações" da sua gravadora. Segundo o Portal IG, além desta, Whitney passou por pelo menos mais duas clínicas de reabilitação nos anos de 2004 e 2005. Leia agora a matéria na integra do Último Segundo sobre a morte da artista:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pesquisa da Unifesp afirma que crack já é considerado uma epidemia em Santos-SP

Em 30 de janeiro de 2012, o jornal Metro Santos públicou uma matéria onde é exposta a situação atual da cidade frente ao crack. A matéria focou a pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo, os principais meios de apoio e as áreas de maior consumo na cidade, informações sobre os efeitos do uso do crack e dados estatísticos sobre o número de internações em núcleos de apoio e centros especializados. Leia agora a matéria na integra.
 ~ | | ~


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Seja Bem Vindo(a)!

Olá!
É com muito prazer que escrevo esta primeira postagem do nosso blog!
Ele é uma das ferramentas de pesquisa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Técnico em Enfermagem ministrado na ETEC Dra. Ruth Cardoso em São Vicente, litoral de São Paulo.

O objetivo principal deste blog é levantar informações para melhorar o atendimento e os cuidados oferecidos aos dependentes químicos que se encontram internados em Clínicas de Reabilitação ou Hospitais para tratamento.
Decidimos trabalhar este tema pois, além de ser amplamente discutido atualmente, é considerado por nós, alunos e autores do trabalho, um tema de extrema importância para a sociedade, afinal trata de preceitos básicos de toda e qualquer nação, que vão desde a Saúde Pública, até fatores Educacionais, Sociais, Financeiros e Segurança.


Vale lembrar que optamos em fazer um blog pois nele poderemos expor as informações que acharmos interessantes e necessárias para conhecimento do publíco e vocês, leitores, poderão expressar suas opniões. Na verdade esta é a principal função deste blog: Ouvir VOCÊ!

Queremos saber o que acha sobre o assunto, qual a sua experiência pessoal, seu ponto de vista, a realidade à qual você teve contato... Tudo o que você puder contar pra gente será de imensa ajuda. Ajuda essa que não é para nós, mas sim para todos aqueles que serão beneficiados à partir da mudança de hábitos dos profissionais da saúde em ambientes onde existem dependentes químicos precisando de auxílio especializado.
Este é um canal livre, por este motivo, não há qualquer regra para comentários. Todos estarão livremente disponíveis a qualquer momento no histórico do blog. Todos os comentários serão lidos e respondidos conforme nossa disponibilidade.

Além dos comentários, pedimos também sua colaboração via e-mail. Caso tenha uma história para contar, um desabafo ou qualquer outra coisa que queira nos dizer, mas não quer que seja divulgado aqui, mande um email para verdadesnafumaca@gmail.com .

As informações obtidas via e-mail serão utilizadas somente para elaboração do trabalho acadêmico. Não serão divulgadas de qualquer modo e sua identidade será totalemente preservada.
Espero que além de um canal de comunicação, este blog se torne tambem um canal de interação onde seja possível debater amigavelmente sobre este tema tão polêmica e quem sabe conhecer histórias e pessoas que podem realmente mudar nossas vidas.


Agradeço desde já a sua atenção e colaboração e seja bem vindo(a)!
Muito Obrigado!
Guilherme Mariano.