sábado, 24 de março de 2012

Legalização da Maconha: Parte Final(ou não!)

Finalizando (Por enquanto) nossa discussão sobre a legalização da maconha, vamos apresentar hoje diversos pontos de vista sobre o assunto. Estudantes e profissionais da área da saúde, usuários e ex-usuários de drogas e diversas pessoas da sociedade terão suas opiniões divulgadas aqui para que o debate se torne mais político. Desta forma será possível analisar os critérios e justificativas utilizadas por cada lado deste debate.

Pergunta: Você é contra ou a favor da legalização/descriminalização da maconha? Por que?



Contra:

"Sou totalmente contra. Se hoje que é proibido já está assim, imagina se liberar! Sim, cada um faz o que quer da vida, mas ninguém é obrigado a ficar compartilhando da loucura dos outros."
-Comerciante, 48 anos.

"Contra! Porque o tráfico só existe a partir do usuário, legalizando o uso você é de acordo com o tráfico. Além de ser uma porta pro uso de outras substâncias entorpecentes."
-Estudante, 18 anos.

"Eu sou contra o tabagismo e contra a maconha, mas como Tico Santa Cruz disse: ‘É uma sociedade alcoólatra e tabagista que condena a legalização da maconha. É hipócrita’. Para mim, é hipocrisia legalizar uma e outra não."-Retirado de http://sociologia-jornalismoufc.blogspot.com.br/2011/05/legalizacao-da-maconha-contra-ou-favor.html

"Eu conheço o país em que vivo, onde as pessoas não respeitam a lei. Estou cansada de fumar passivamente pelo vicio dos outros. Legalizando a maconha seria a mesma coisa. Mesmo sem querer, eu ia virar maconheira."
-Retirado de http://sociologia-jornalismoufc.blogspot.com/2011/05/legalizacao-da-maconha-contra-ou-favor.html?showComment=1306012555341#c6902586909354019890

"Sou contra a legalização da maconha. O fato de o cigarro e o álcool serem 'legais' não impediu que milhares de vida se perdessem. Foi, sim, um facilitador para o consumo dessas drogas, igualmente nocivas. A legalidade permitiu a apologia do cigarro. Milhões de dólares foram investidos em marketing para convencer as pessoas de que fumar era charmoso e estava associado ao sucesso,  o que arrebanhou milhões de usuários. Tampouco acho que a ilegalidade da venda e da compra da maconha seja a causa dos crimes cometidos por traficantes ou usuários em estágio avançado de adoecimento."
-Retirado de 
http://psicopauta.wordpress.com/2010/03/04/contra-a-legalizacao-da-maconha/

a Favor:

"Querendo ou não o povo vai continuar fumando de qualquer jeito. Isso só vai causar mais problemas e preocupaçoes com o uso da maconha sendo que tem coisas mais importantes pra se preocuparem. Acho que é perda de tempo se preocuparem com isso. Deviam ao menos criar um local próprio para o uso, como existe na Holanda."
-Estudante, 18 anos.

"Sou a favor pois a sociedade vai julgando/penalizando pessoas que não fazem mal nenhum a ninguém. Sem contar que drogas legalizadas (cigarro/álcool) matam muito mais que a maconha e são aceitas e consumidas pela sociedade em geral. As pessoas falam sobre dependência e sobre os problemas que a maconha trás ao usuário após um tempo. Ao meu ver, tudo vicia, o hábito vicia. Ninguém pensa em proibir o cigarro (que faz muito mal) nem o álcool (que causa agressividade e milhares de mortes no trânsito). E a maconha não mata, para mim, os únicos que morrem por algo relacionado a maconha morrem por ela ser proibida, morrem pois precisam 'entrar no mundo do crime' para consumi-la. Outra coisa é que muita gente diz que a maconha 'abre portas para outras drogas' o que também discordo, pois sei de pessoas que fumam há anos e nunca utilizaram de outras drogas. Se a maconha abre portas para outras drogas é por não ser legalizada, e os usuários precisam comprá-la onde ocorre a venda de drogas mais pesadas."
-Estudante, 18 anos.

"Sim e Não. Sim, como usuária e por achar PURA hipocrisia nos dias atuais teimarem com uma simples erva natural que não pode te prejudicar, cigarro e bebidas alcoólicas que matam pessoas todos os dias e destroem famílias estão aí livres em qualquer esquina, em qualquer bar ou mercado. Mas e a maconha? Que até medicinal é? Nada. Apesar desses apesares, eu, como usuária, sim, sou contra a legalização, porque, infelizmente, nesse país aonde tem dinheiro na cueca de politico, é impossível ter a legalização de uma erva natural sem o preconceito das pessoas, além de, nem 70% da população tem ideia de como a maconha, a erva em si tem poderes benéficos. Além de, se legalizarmos a cannabis sativa, veremos, em breve, protestos para legalizarem a cocaína, a heroína, o crack... E e esse país não é um show de horrores pra tanto. Sem contar que infelizmente existe muita gente que abusaria o fato de poder fumar em qualquer lugar e logo teriamos fumantes de maconha até dentro de escolas. Sou contra, porque o país não tem responsabilidade o suficiente pra isso."
-Estudante, 17 anos.


"Sou a favor porque, com a legalização, acaba com esses protestos e afins que estão havendo hoje e haveria a preocupação com a criação de leis como: local específico para usar, não poder usar em locais públicos, não fazer divulgação nos meios de comunicação incentivando o uso (assim como o cigarro comum), etc. Não mudaria nada, só usaria quem quisesse e se houvesse prejuízos à saúde, só seria à própria pessoa que usasse"
-Retirado de http://sociologia-jornalismoufc.blogspot.com.br/2011/05/legalizacao-da-maconha-contra-ou-favor.html

"Sou a favor, nao é possivel controlar a vinculação de drogas dentro de uma cadeia imagine em uma sociedade livre! Continuar com a proibição só dá mais dinheiro para os traficantes, mais violência e etc ... se descriminalizar ou legalizar garanto que não teremos tantas pessoas na cadeia se viciando em crack, cocaína e por ai vai. Fumar maconha é uma escolha de cada um. Assista 'Cortina de Fumaça' e 'Quebrando o Tabu' e veja a raiz do problema não apenas suas flores."
-Retirado de http://sociologia-jornalismoufc.blogspot.com/2011/05/legalizacao-da-maconha-contra-ou-favor.html?showComment=1324049594141#c6965449142472062115

~| |~

Bom pessoas, aí estão diversos pontos de vista e penso eu que TODAS as opiniões DEVEM ser respeitadas. Cada um tem uma vivência, cada um tem uma história e isso faz com que cada um tenha uma forma de pensar própria. Digo abertamente aqui que eu (Eu = Guilherme Mariano, pois minha opinião como acabei de dizer é minha e não deve ser levada como algo imutável ou uma verdade absoluta) sou contra a legalização da Maconha, mas acho sim que deve ser feita uma ampla discussão sobre o assunto na sociedade e nas casas do poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e planejar formas de aproveitar as propriedades medicinais contidas na Cannabis de modo que o seu uso não traga prejuízos à população. Devo dizer que durante esse mês pesquisei muito sobre assunto, vi muitas opiniões divergentes e confesso que eu mesmo refiz meu pensamento sobre o assunto. As vezes nos preocupamos tanto em proteger com unhas e dentes nossos ideais que esquecemos de ao menos tentar entender como o outro vê a situação. Em palavras menores, se você, querido leitor, não viu as outras postagens sobre a Legalização da Maconha (e todas as outras do Blog, claro!), por favor, visite o nosso arquivo e veja as informações contidas em cada um dos post's... Dê a si próprio a chance de entender o que o outro quer dizer sobre o assunto.
Por enquanto se dá encerrada a discussão da Legalização da Maconha aqui no Verdades na Fumaça, mas sempre que surgirem novas noticias e novas informações sobre o assunto estaremos comentando aqui. E como sempre pedimos a sua participação que é de extrema importância para nós! Que todos tenham uma ótima semana e até a próxima!
Força!


Ps: Tem novidade chegando aí! Mas eu só vou contar dia 2 de Abril! :P

2 comentários:

  1. Sou a favor porque fumo maconha e nao penso em parar, me deixa bem, custa pouco, encontro facilmente um traficante em cada esquina e me vende mesmo se sou menor de idade. Ai tem o traficante que mata policiais para continuar com se negocio, a policia prende ou mata traficante para defender a sociedade inclusive eu “usuario”, mais morre tambem os inocente que estao no meio do fogo cruzado. Muito bom, vcs nao acham? Para q DESCRIMINALIZAR? Maconha nunca matou usuario nenhum no mundo por seu uso, porem morre os traficas, os policiais, e os inocentes, incrivelmentes sao justo eles q sao a favor dessa guerra contra as drogas. Nao quer descriminalizar, tudo bem, nao planto minha erva para meu consumo proprio, porque hoje isso ainda pode ser considerado um reato grave, muito melhor continuar comprando do traficante, que o risco para min usuario é bem menor.

    ResponderExcluir
  2. eu sou contra e pronto

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua história, sugestão, crítica, dica ou até mesmo um simples desabafo. Estamos aqui para isso!