terça-feira, 8 de maio de 2012

Droga nova na área: Óxi

Olá pessoal, tudo bom?
Depois de uma semana de descanso total, voltamos hoje pra falar de uma droga nova, o Óxi ou Oxidado.
Ainda não é tão conhecido mas já vêm aparecendo em várias regiões do Brasil e, mais recentemente, tem se disseminado rapidamente pelo estado de São Paulo. Segundo o site Uol "assim como o crack, o princípio ativo do óxi é a pasta base da folha de coca. Enquanto o crack é obtido a partir da mistura e queima da pasta base com bicarbonato de sódio e amoníaco, no óxi são utilizados cal virgem e algum combustível, como querosene, gasolina e até água de bateria --substâncias que barateiam o custo do entorpecente."




Assim como o Crack, o Óxi pode ser inalado ou fumado. A droga era produzida, inicialmente na Bolívia e no Peru, mas a partir de 2005 começou a atravessar a fronteira pelo Acre e logo se espalhou para outros estados do Norte como Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia.

Ainda segundo o Uol "A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) informou que pesquisadores do órgão registraram a circulação da droga em Santos (SP), mas não forneceu mais detalhes. Na capital, não há registros de usuários de óxi no SUS (Sistema Único de Saúde). A Secretaria Municipal da Saúde da capital paulista, que faz um trabalho com usuário de drogas na Cracolândia, região central, também afirma não ter encontrado a droga."

Até o momento o Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) diz ainda não ter realizado apreensões da droga, mas que o fato já pode ter ocorrido mas o entorpecente pode ter sido confundido com o Crack.


O delegado Reinaldo Corrêa, da Divisão de Prevenção e Educação (Dipe) do Denarc, cita um episódio ocorrido em março deste ano, em que foram apreendidos 200 kg de crack em um laboratório no Ipiranga, zona sul de São Paulo. Na ocasião, a polícia prendeu oito mulheres contratadas em Alagoas para empacotar a droga, além de seis homens que compravam a droga no atacado na Bolívia. Na época, o Denarc anunciou que a apreensão era de crack, mas segundo Corrêa, tudo indica que, na verdade, tratava-se de óxi.
“Os investigadores queimaram algumas pedras para analisar o material e a substância soltou uma espécie de óleo, que é um resíduo do querosene do óxi que o crack não solta. Só foi registrado como crack porque os investigadores não sabiam da existência do óxi. Agora, qualquer coisa que a gente apreender, vamos ficar de olho”, afirmou o delegado.



Da mesma forma que o Crack, o Óxi tem uma ação rápida e, quando inalada, chega ao cérebro em aproximadamente 10 segundos causando as mesmas sensações de euforia, medo e sensação de estar sendo perseguido. Esses efeitos duram, em média, 10 minutos apenas, o que leva o usuário ao uso repetitivo e descontrolado da droga.

O grande perigo desta nova droga, além da sua alta capacidade de deixar seu usuário dependente no primeiro uso, é também a sua toxicidade. As substâncias utilizadas no seu processo de fabricação podem levar o usuário a adquirir inúmeras lesão no trato respiratório que podem, até mesmo, solidificar as paredes e tecidos dos pulmões, levando à um quadro de Parada Respiratória. Além disso, a sindrome de abstinência dessa droga é muito rápida e ataca diretamente o Fígado e o Sistema Digestivo, causando diarréias e vômitos. Para evitar estes efeitos colaterais os usuários geralmente ingerem álcool entre as utilizações do óxi, o que torna os efeitos, à curto e longo prazo, mais mortais.

Veja agora algumas informações sobre o Óxi:




Fontes:
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oxi-e-mais-prejudicial-que-o-crack e http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/04/30/mais-forte-do-que-o-crack-oxi-chega-a-sao-paulo-apos-se-espalhar-por-dez-estados.htm

Bom , por hoje é o que nós temos.
Espero que tenham gostado da postagem e aproveitado o máximo possível! Não deixem de visitar o resto do nosso blog e de acompanhar nosso conteúdo!
Obrigado pela atenção e até a próxima pessoal!
Força!

2 comentários:

  1. POXA!!!!!!! ESSA EXPLICAÇÃO ERA EXATAMENTE O QUE EU PRECISAVA.TUDO O QUE EUQUERIA SABER ESTAVA AQUI.

    ResponderExcluir
  2. O cara que usa uma parada dessas já está morto faz tempo, só esperando cair pra feder.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua história, sugestão, crítica, dica ou até mesmo um simples desabafo. Estamos aqui para isso!