quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Exercícios Físicos + Alimentação Saudável = Desintoxicação

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar de um assunto muito legal e que, por incrível que pareça, não é direcionado exclusivamente à usuários de drogas. Sabe-se, hoje em dia, que a principal ferramenta para a reabilitação e para a recuperação do usuário de entorpecentes é a desintoxicação, mas como podemos realizá-la de forma eficaz e sem ferir a integridade física e psicológica do indivíduo? É sobre isso que falaremos a seguir!



A desintoxicação consiste numa série de medidas e mudanças de hábitos que fazem com que determinadas substâncias sejam eliminadas do corpo de forma que o organismo retorne às suas funções normais. A intoxicação pode ocorrer não só em usuários de drogas de longa data, como também em outros casos: uso único de determinada substância em larga escala, intoxicação alimentar, intolerância ao álcool (intoxicação patológica), intoxicação por inalação de hidrocarbonetos (comum em trabalhadores que lidam com a combustão de petróleo e seus derivados), distúrbios metabólicos etc. Em todos esses casos, o cuidado principal de urgência é extinguir a substância que está causando as alterações no organismo.



A desintoxicação pode ser feita pela ingestão/infusão de uma segunda substância que anule a ação da primeira. Por exemplo, a contaminação por um agente ácido sendo anulada pela administração de um agente alcalino. Nem sempre esta técnica pode ser utilizada por se tratar de um método perigoso e de eficácia não tão comprovada.

Quando falamos de intoxicações exógenas (causadas por substâncias provindas do exterior do corpo, como  por exemplo, as drogas e o envenenamento) a principal medida clínica é a lavagem. Em casos de ingestão, quase sempre é feita uma lavagem gastrointestinal para que se retirem os resíduos do aparelho digestório, a fim de que eles não sejam mais absorvidos pelo organismo. Normalmente o organismo também age por conta própria, provocando vômitos intensos e crises de diarreia. Outra medida clínica é a infusão de líquidos em abundância (se o paciente não possuir nenhuma outra patologia que impeça isso) e se possível o uso de medicamentos diuréticos para acelerar a filtração natural do organismo para que o paciente urine mais, e libere com mais agilidade a substância indesejada. Nesses casos é sempre necessário o acompanhamento médico e de outras equipes clínicas de forma muito eficaz, para que os sinais vitais do paciente permaneçam assistidos e para que se haja uma boa reposição de sais minerais e nutrientes pois, nessa luta desesperada em se eliminar as substâncias que estão causando mal ao organismo, perdem-se elementos importantes para a manutenção das funções naturais do ser humano.


Mas, será que existem outras técnicas para desintoxicação, que não sejam tão agressivas e tão clínicas? Sim, elas existem! É óbvio que elas funcionam a longo prazo e não são aconselhadas em casos de emergência, mas em casos específicos, onde não se há risco de vida elas podem ser aplicadas com grande eficácia.

Uma das principais medidas tomadas pelo dependente químico após a reabilitação é a mudança de hábitos: deixar de frequentar os locais onde teve acesso às drogas (bem como interromper o convívio com as pessoas que conviviam nesses locais), procurar novos meios de se obter prazer como adquirir um novo 'hobbie' ou alguma ocupação, e, principalmente, adequar-se a um novo estilo de vida, com exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada.


Exercícios físicos, feitos da maneira correta, configuram uma ótima opção para desintoxicar o organismo. Após o exercício, a urina e o suor eliminam as toxinas em grande quantidade, ajudando nesse processo. Além disso atividades físicas baseadas na respiração e no movimento do corpo (Ioga, Tai Chi Chuan, Pilates, Artes Marciais e Danças são algumas delas) aumentam a circulação sanguínea e a temperatura do corpo, potencializando a transpiração e, assim, a eliminação de substâncias tóxicas. Estes exercícios devem ser feitos de forma regular e, se possível, serem feitos com mais intensidade de acordo com a evolução do indivíduo. Não quer dizer que ele deva virar um atleta, mas sim atingir um limiar de atividade que lhe traga a sensação de prazer, ocupe o seu tempo, e também ajude-o a manter seu organismo saudável.


Na alimentação são muitas as frentes de mudança para que se haja uma boa desintoxicação do organismo. Em primeiro lugar e mais importante: BEBA ÁGUA! Isso é essencial para todas as pessoas, em dobro para as que precisam se desintoxicar. Quando bem hidratado, o organismo humano repele com mais facilidade as substâncias que não são necessárias para seu funcionamento durante a transpiração, a expiração e a excreção da urina e das fezes. Outro grande aliado da limpeza do organismo são os chás. Eles auxiliam na limpeza de partes específicas do sistema digestório e ajudam a captar e eliminar naturalmente os agentes tóxicos. O chá verde e o chá de limão agem diretamente no fígado (principal afetado pelas intoxicações) e ajudam na sua limpeza.


Outros alimentos que também são muito importantes nessa luta são as frutas e os vegetais. Altamente ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, as frutas e as verduras são muito importantes na proteção do organismo, na sua manutenção diária, aceleração do metabolismo, produção de energia e outros componentes químicos essenciais para o bom funcionamento do corpo. A vitamina C é fundamental nesse processo, pois é antioxidante, auxiliando na redução dos radicais livres. Além disso a vitamina C ajuda a produzir glutationa, que é necessária para eliminar as toxinas do fígado.

Vale lembrar que essas medidas são válidas para todos, mas antes é sempre bom ter a orientação e a supervisão de um médico, um educador físico e um nutricionista. Esses profissionais poderão indicar qual exercício é mais apropriado para o seu tipo físico e qual a forma certa de fazê-lo, bem como a dieta apropriada para o seu ritmo diário e para suas necessidades calóricas!


Pros interessados, aí vão alguns sites que usei para a pesquisa do post de hoje e que são muito bons para quem quer mudar de hábitos!
http://alimentesecomsabedoria.blogspot.com.br/2011/05/maneiras-naturais-de-desintoxicacao-do.html
http://alimentacaointeligente.blogspot.com.br/2008/05/reflexo-meios-fsicos-de-desintoxicao-os.html
http://ganhebusqueaqui.blogspot.com.br/2011/05/exercicios-fisicos-para-desintoxicacao.html
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/10/18/faca-uma-desintoxicacao-no-organismo-por-meio-da-alimentacao-e-tenha-mais-bem-estar.htm

Bom gente, por hoje é só! Bem 'light' o post de hoje, não?
Aproveitem a semana, e ponham em dia seus exercícios e sua dieta!
Muito obrigado pela colaboração e até a próxima!
FORÇA!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto e dedicação nas pesquisas.

    "Viva a vida saudável"

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua história, sugestão, crítica, dica ou até mesmo um simples desabafo. Estamos aqui para isso!