domingo, 19 de fevereiro de 2012

Lança Perfume: Drogas entre a Folia

Durante o Carnaval, três assuntos geram grande discussão, tatno na mídia quando na "boca" do povo: Desfiles das Escolas de Samba, Sexo (e DST's) e Drogas. Além das camapanhas do governo federal para disseminar o uso de preservativo nesse período, algumas prefeituras investem também programas para reduzir ou "zerar" o uso de substâncias químicas nas cidades durante os quatro dias de folia.
Como já é de conhecimento de grande parte da população, o Carnaval tem uma ligação estreita com o tema Drogas. Antigamente era completamente normal, nas festas em clubes ou nos blocos de carnaval, os foliões usarem o famoso Lança-Perfume, um desodorizante em forma spray. O Lança-perfume é feito a base de Cloreto de Etila (Usado na produção de aditivos para gasolina) e é acondicionado sob pressão em ampolas de vidro. Ao ser liberado, a combinação de gás e perfume sob pressão faz com que seja formado um jato fino de efeito congelante. Esta substância, se inalada, pode fazer com que o coração bata até 180 vezes por minuto (o normal para um aduto é entre 60bcpm e 100bcpm). Apesar do cheiro agradável, o Lança-perfume pode destruir as células cerebrais, levando o usuário à alucinações, desmaios, sequelas irreversíveis e, em casos extremos (mas não muito raros), à morte por Parada Cardio-Respiratória.

 
O Lança-perfume surgiu em 1904 no Carnaval do Rio de Janeiro. Logo, todo o Brasil passou a usá-lo nos festejos carnavalescos, bailes e batalhas de confete. Logo a droga se tornou símbolo com Carnaval brasileiro. Em 1961, após seguidos casos de morte por embriaguez e quedas de janelas (principalmente dos clubes onde haviam as festas), o então Presidente da República, Jânio Quadros, deu fim a 'brincadeira' perigosa, proibindo o uso e comercialização do produto em todo o Brasil e em qualquer época do ano. Depois que o Lança-perfume foi banido do país, outras 'versões' do produto começarama  ser produzidas (irregular e ilegalmente) conhecidas, popularmente, como "cheirinho" ou "loló". Esta nova substância era foramada a partir da mistura de clorofórmio e éter, ambas substâncias com potêncial cancerígeno.

Os efeitos do Lança-perfume podem variar conforme a quantidade inalada pelo usuário. Ele age no sistema nervoso central e causa desde um pequeno zumbido até fortes alucinações. Começa a agir de 5 à 10 segundos após a inalação da droga e dura de 30 segundos a até 10 minutos.
Os efeitos mais comuns em seus usuários são:
  • Euforia e excitação;
  • Perda de tato;
  • Formigamento das extremidades (mãos e pés) e face;
  • Distúrbios auditivos, referidos como "Tuim" (semelhante ao barulho de uma linha telefônica aguardando uma chamada) e um som semelhante ao de um helicóptero ou ambulância;
  • Alucinações: se inalado em grandes quantidades a pessoa perde os sentidos, tem alucinações, sonhos, mas podendo sempre sofrer sérios danos causados por quedas ou por agir inconscientemente;
  • Após o efeito da droga, dores de cabeça, sensação de mal estar, náuseas e dores no estômago, podendo ocasionar hemorragias além problemas psíquicos como depressão;
  • Se ingerido juntamente com bebida alcoólica pode causar coma profundo.
  • Inconsciência
  • Perda de memoria
~| |~ 

E você o que acha desse assunto? Já viu alguém usando Lança-Perfume? Você mesmo já utilizou essa substância? Nós queremos saber a sua história, sua opnião.
Por hoje é só. Aproveitem o Carnaval, curtam muito esses dias de festa com responsabilidade (SEMPRE!) e depois, se quiserem, contem para nós como foi! :)
Obrigado pela atenção e até a próxima!
Força!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua história, sugestão, crítica, dica ou até mesmo um simples desabafo. Estamos aqui para isso!