quinta-feira, 5 de abril de 2012

Overdose: Afinal, o que é?

Olá meus queridos, tudo na paz?

Vocês já ouviram falar do termo Overdose né? Mas afinal, o que é overdose? É o organismo dando pane, a pessoa morrendo, a droga saindo do usuário por tudo quanto é canto? Bom, essa semana percebi que nem eu ao certo sabia o que era Overdose e o que ela realmente significava, então resolvi pesquisar sobre o assunto.







Assimilado à nossa língua a partir da língua inglesa, Overdose significa uma superdosagem de qualquer droga dentro do nosso organismo. em termos mais técnicos, é quando nosso organismo é incapaz de metabolizar tais substâncias devido ao seu grande consumo. O acúmulo dessas substâncias no organismo faz com que o excesso se torne tóxico, podendo levar o paciente a morte em grande parte dos casos. Essa superdosagem pode ser considerada provocada (A pessoa quer que isso aconteça. É muito comum entre suicidas que tomam vários remédios de uma única vez) ou acidental (Mais comum entre os usuários de drogas. Usam tanto a droga de uma única vez que o corpo padece).

Heroína, crack e cocaína são as drogas ilícitas que mais causam esse tipo de intoxicação; embora se saiba que o abuso de medicamentos - inclusive mediante receita médica - superam tais valores, sendo um sério problema de saúde pública. Por ser uma droga legal e de fácil acesso, o álcool também é um grande vilão, principalmente se associado a determinados fármacos, como tranquilizantes. Alterações no ritmo cardíaco e respiratório, mudanças no nível de consciência, dor no peito, falta de ar, vômito com sangue, dentre outros, são alguns de seus sintomas.



Em caso de overdose, o indivíduo necessitará de atendimento médico o mais rápido possível; sendo importante procurar informações relativas à qual substância foi usada, sua quantidade e quando foi consumida. Exceto água, nada deve ser dado à pessoa, e vômitos não devem ser provocados.

De acordo com a droga em questão, o tratamento será feito. Em casos de ingestão, por exemplo, lavagens estomacais e a ingestão de carvão ativado, a fim de impedir a absorção da substância pelo estômago e/ou intestino, podem ser necessários. Em muitos casos, o paciente passa por avaliação psiquiátrica, podendo ser encaminhado para este tipo de tratamento.

No vídeo à seguir podemos ver como fica um usuário de drogas em meio a uma Overdose. Essas tiras que seguram ele na cama são chamadas de "contenção". Fica bem evidente que não é daqui, pois no Brasil dificilmente você encontraria um aparato desse (Seriam ataduras amarradas e olhe lá!). Saindo da minha critica social, vamos ao vídeo!




~| |~

Bom gente, espero ter esclarecido à vocês (e até a mim porque não) um pouco sobre o que é e o que faz a Overdose. Por hoje é só e logo estaremos aí novamente!
Abraços à todos e até mais!
Força!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua história, sugestão, crítica, dica ou até mesmo um simples desabafo. Estamos aqui para isso!